Français FrançaisEspañol EspañolPortuguês Português
Loci Iacobi portada
Buscar
Inicio >Socios >Diocese de Beja

Diocese de Beja

A diocese de Beja abrange uma área de cerca de 12 300 km2 e é a segunda mais extensa de Portugal, embora a população não exceda os 225 000 habitantes. O seu território corresponde aproximadamente ao Baixo Alentejo, incluindo os catorze concelhos do distrito de Beja e os três concelhos mais a sul do distrito de Setúbal. Conta no presente cento e dezassete paróquias, agrupadas em seis arciprestados: Almodôvar, Beja, Cuba, Moura, Odemira e Santiago do Cacém. Fundada no século V em torno da florescente comunidade cristã de Pax Iulia, a primitiva diocese pacense desapareceu ao redor de 754, devido à ocupação muçulmana.

Quando a diocese de Évora – também ela suprimida pelo mesmo motivo – ressurgiu em 1165, o território do Baixo Alentejo ficou compreendido nos seus vastos limites, situação que se manteve durante seis séculos e deixou marcas fecundas. O nome oficial, entretanto, passou a ser utilizado por Badajoz. Só em 1770 é que se concretizou a restauração há muito almejada, agora com o título de Beja e como uma das dioceses sufragâneas de Évora (arquidiocese desde 1540), sendo nomeado como primeiro bispo D. Fr. Manuel do Cenáculo. Após um interregno de mais de um milénio, a cátedra pacense voltou a ser ocupada.

A Igreja dedicou sempre grande atenção à salvaguarda e ao enriquecimento do seu património cultural, alicerçando-os numa experiência plurissecular. Face aos novos desafios que se colocam neste domínio, as dioceses do nosso país têm vindo a criar estruturas técnicas que, de acordo com o prescrito no direito canónico e nas directrizes emanadas da Santa Sé, permitam dar uma resposta eficaz a esses problemas. Assegurar a preservação da herança que nos foi legada, colocá-la ao serviço da comunidade e assumi-la como factor de desenvolvimento integral do homem são tarefas exigentes mas aliciantes que captam cada vez mais a atenção dos cidadãos e exigem um envolvimento de todos os sectores da sociedade. Isto mesmo foi reafirmado com clareza pela Conferência Episcopal Portuguesa (Nota sobre o Património Histórico-Cultural da Igreja, 1990): « O património cultural só o é na medida em que cada geração participa na fruição da herança ou legado comum que ele constitui.

Para isso, devem promover-se iniciativas de estudo, de animação e de acesso aos bens do património cultural, relativamente a todos aqueles a quem interessem, em função da sua natureza. Não se pretenderá [... ] uma utilização superficial e massificada; mas antes uma fruição profunda, que tanto pode servir valores meramente humanos, na contemplação do conteúdo estético, simbólico ou narrativo do património, como integrá-los com harmonia numa relação mais rica de natureza religiosa. De qualquer das formas, o património cultural religioso não existe para permanecer fechado, em depósitos inacessíveis, em torres de marfim habitadas só por poucos escolhidos; deve ser colocado ao serviço de toda a comunidade, embora pelas formas e vias consideradas mais adequadas a cada caso. »

Évenements

Seminario « O Caminho de Santiago e a Identidade Europeia »

  • 25/03/2010
  • Lieu

    Alvito | Centro Cultural

  • Organisé par

    Diocese de Beja

LOCI IACOBI en Ourense: 24 e 26 de Novembro de 2010.

  • 24/11/2010
  • Lieu

    Ourense

  • Organisé par

    Secretaría Xeral para o Turismo

Plus nouvelles

Nouvelles

9 mai 2012 Secretaría Xeral para o Turismo

Exposición itinerante « Olladas no Camiño de Santiago » en la localidad portuguesa de Barcelos

La S.A. de Xestión do Plan Xacobeo,  la Asociaçao de Espaço Jacobeus y la Cámara Municipal de Barcelos organizan  la exposición fotográfica ‘Olladas no Camiño de Santiago’ y ha sido inaugurada este fin de semana en la Biblioteca Municipal de Barcelos. La exposición permanecerá hasta el 26 de mayo y su horario de visitas es [...]

12 mars 2012 Secretaría Xeral para o Turismo

La Xunta colabora en la promoción de la Ruta Xacobea

El Xacobeo asesora y colabora con las asociaciones de amigos del camino de Santiago de  Madrid y Huesca. La Xunta de Galicia, a través de la S.A. de Xestión del Plan Xacobeo participará en varias iniciativas relacionadas con la difusión y promoción del Camino de Santiago. Para ello Rosa Vázquez, técnico de la S.A. de [...]

Plus nouvelles

Partenaires

Secretaría Xeral para o Turismo

ESPAÑA

La Galice est liée à l’océan atlantique avec 2 000 ans d’histoire. Parcourir ces terres du Nord Ouest de l’Espagne permet de vivre une aventure singulière remplie de traditions, de paysages forts et de villes uniques.

Plus information

Communauté d'Agglomération du Puy-en-Velay

FRANCE

Située au sud-est du Massif –Central, la ville du Puy-en-Velay, point de départ vers Saint-Jacques de Compostelle en Espagne frappe le promeneur par la théâtralité de ses paysages et la splendeur de son patrimoine.

Plus information

Diocese de Beja

PORTUGAL

Fundada en el siglo V, es en términos de territorio, la segunda mayor del país, aunando el distrito homónimo y la zona más al Sur del distrito de Setúbal (municipios de Grândola, Santiago do Cacém e Sines).

Plus information
Loci Iacobi | info@lociiacobi.eu | Contacte
Le Puy en Velay Secretaría Xeral de Turismo Diócese de Beja logo SodoeLogo UE